SEJA SÓCIO (INDIVIDUAL 6 x 240,00) (FAMILIAR 6 x 440,00)

Clube URCA um Século de História

Em 01 de julho de 1901, imigrantes italianos que colonizaram o bairro do Ahú fundaram a SOCIETÁ ITALIANA DI MUTUO SOCCORSO VITTÓRIO EMANUELE III.

Como o próprio nome indica, o objetivo principal era a ajuda mútua entre as famílias italianas que ali viviam.

No centro das atividades estavam o fornecimento de remédios, alimentos e outros tipos de relação assistencial.

Depois de algum tempo a associação passou a desenvolver também atividades sociais, independentemente da nacionalidade, vindo a construir uma sede com a colaboração e a participação de moradores do bairro.

Em 1940 a Societá foi obrigada a mudar de nome para não sofrer interdição do exército, após determinação do governo de Getúlio Vargas, durante a Segunda Guerra Mundial.Seu novo nome foi SOCIEDADE BENEFICIENTE CULTURAL AHÚ, nome que conservou até 1974.

A prática corriqueira de futebol em finais de semana levou os moradores do bairro à criação de diversas agremiações desportivas sucessivas ao logo do tempo.

A primeira, das que se dispõe de documentação, é a Belo Horizonte, seguida da Elite.

Em 16 de junho de 1939, ex-integrantes da Elite fundaram o OPERÁRIO SPORT CLUBE AHÚ para dar continuidade à prática do esporte no mesmo local que hoje é uma das nossas sedes.

Essa agremiação – OSCA – projetou grandes nomes do futebol paranaense e após algum tempo de glória no âmbito esportivo, ampliou o seu objetivo inicial, passando também a desenvolver atividades sociais.

O bairro do Ahú, desde o início do século XX, teve uma intensa atividade associativa, chegando a ter dois clubes na segunda metade do século.

O quadro associativo da Sociedade Beneficente Cultural Ahú também compunha o Operário Sport Clube do Ahú.

Diante dessa proximidade de interesses e do fato de noventa por cento do quadro ser comum, optou-se pela fusão em 31 de março de 1974.

Nasceu assim o novo clube que passou a chamar-se UNIÃO RECREATIVA CULTURAL AHÚ – URCA – que hoje carrega um século de história.